Confiança no norte

Norden 901 | 2022

*Imagem meramente ilustrativa

Previous
Next

*Imagem meramente ilustrativa

Norden 901

A Norden 901 é uma motocicleta de turismo de aventura excepcional. Com dois cilindros paralelos de 899 cc potentes e suaves, com potência de 105 cv e alojado em um quadro leve de treliça de aço, a Norden 901 é o pacote completo para viagens de longa distância. A suspensão preparada para offroad, com longo curso, levará você pelos terrenos que deseja atravessar, enquanto a ergonomia confortável transformará todas as jornadas em aventuras, não provas. Explore o mundo do seu jeito com a nova Norden 901.

01. Encontre seu caminho para o norte

CRIADA PARA O PROPÓSITO

“No norte precisamos nos adaptar rapidamente ao ambiente, e isso a Norden conseguiu fazer facilmente durante nossa travessia em vários terrenos.” Mike Horn

Mike Horn é explorador profissional e possui uma experiência exclusiva do mundo. Ele escalou a montanha mais alta do planeta sem oxigênio, explorou o Polo Norte a pé e velejou ao redor do mundo 27 vezes. Essas são apenas algumas das aventuras extremas pelas quais ele é conhecido internacionalmente.

Mike recebeu a incumbência, em conjunto com o vencedor do Dakar Rally por cinco vezes, Cyril Despres, de testar a Norden 901 na paisagem desafiadora da Islândia.

CRIE SUAS EXPERIÊNCIAS

“[A Norden] é uma boa ferramenta para levar você e seus amigos para os melhores lugares com rapidez. Ela pode atravessar rios, passar por sobre rochas e ir devagar com controle onde necessário. Há muita força extra para usar em linha reta também.” Cyril Despres

Com cinco vitórias no Dakar Rally na bagagem, Cyril Despres sabe como manipular uma motocicleta em qualquer ambiente e conhece o design e as soluções ergonômicas que mais contribuem para vencer os percursos intermináveis. Cyril descobriu que a motocicleta é capaz de proporcionar uma vasta gama de experiências em alguns poucos dias de viagem.

Cyril foi o companheiro perfeito para Mike Horn na aventura na Islândia com a Norden 901, pois são muito amigos e já compartilharam outros desafios antes, também competindo juntos no Dakar sob quatro rodas.

FORA DOS NEGÓCIOS COTIDIANOS

“Escolha uma moto de aventura que seja adequada para a sua individualidade. Para mim, na minha atual situação, a Norden 901 é a motocicleta perfeita.” Lyndon Poskitt

Por profissão, Lyndon Poskitt é um engenheiro aeroespacial altamente qualificado, mas ele é mais conhecido por suas aventuras intercontinentais sob duas rodas. Para Lyndon, ir para o trabalho pilotando uma motocicleta era uma fuga dos negócios cotidianos. Mas depois, em um necessário ano sabático sob duas rodas, Lyndon percebeu imediatamente que era aquilo que ele queria fazer, como ele mesmo diz, “trocou o estresse pela liberdade”. Agora, tendo viajado quase o mundo todo em uma máquina monocilindro, Lyndon monta em uma máquina de dois cilindros, mais rápida e suave, como embaixador da Norden 901.

 

02. Aventura em sua essência

*Imagem meramente ilustrativa

*Imagem meramente ilustrativa

GEOMETRIA

Seja qual for o seu destino ou para onde quer que a sua navegação para o norte interno o leve, o quadro de treliça de aço cromo-molibdênio foi concebido para percorrer longas distâncias, aguentar a carga e proporcionar conforto para o dia todo. Utilizando o motor como componente ativo, o quadro pode ser leve e compacto. Projetado para oferecer um feedback preciso com agilidade e fácil manejo nas curvas mais fechadas, estabilidade e conforto em longas distâncias e capacidade offroad superior nos caminhos alternativos. Embora compacto e leve o quadro é resistente, à altura de qualquer desafio que você assuma, seja para carregar bagagens, passageiros ou ambos e em qualquer ambiente, na estrada ou nas trilhas mais remotas. A geometria da Norden 901 foi desenvolvida para criar uma motocicleta de viagem de última geração para todas as viagens exploratórias. A altura do assento pode ser ajustada de acordo com cada aventureiro graças ao amortecedor traseiro inclinado. A ergonomia coloca você em uma configuração voltada para a roda dianteira para aumentar a sensação de aderência em qualquer superfície.

*Imagem meramente ilustrativa

CARROCERIA

A Norden 901 faz você querer explorar mais, seja no deslocamento diário ou em uma viagem de um mês inteiro. A forma acompanha a função na carroceria da motocicleta ecoando o estilo e a eficácia firme das máquinas Husqvarna Motorcycles Rally. De qualquer ângulo, a Norden 901 sinaliza a capacidade interminável de explorar. Basta montar e acelerar.

*Imagem meramente ilustrativa

RODAS OFFROAD

 Você está bem preparado para todas as circunstância com as rodas dianteiras 21 e as traseiras 18 da Norden 901, que levará você do asfalto às trilhas acidentadas. Tenha total confiança nos pneus Pirelli Scorpion Rally STR, aderentes na estrada e com capacidade de tração nas trilhas. O design raiado e sem câmara das rodas as deixa leves para facilitar a condução, flexíveis para proporcionar conforto e oferece menos risco de ocorrência de pneus furados, que o deteriam na estrada tomando um tempo precioso da sua viagem. O grande diâmetro das rodas facilita a passagem por superfícies mais acidentadas.

*Imagem meramente ilustrativa

SUBQUADRO

Não importa se você está carregando bagagens, malas ou alforjes rígidos, um passageiro ou ambos os itens. A Norden 901 pode ser carregada da maneira que você preferir, seja a sua jornada a negócios ou por prazer. O subquadro de treliça de aço na parte traseira da motocicleta é compacto e leve, mas forte o suficiente para carregar um passageiro e a bagagem sob qualquer condição quando estiver explorando estradas pavimentadas ou de outros tipos.

*Imagem meramente ilustrativa

LUZES DE LED

Dia, noite, crepúsculo, neblina ou cerração. As luzes de LED e o farol de neblina iluminam qualquer caminho que você escolha percorrer. Você pode ver que todo o design tem como base a experiência da concorrência no desenvolvimento da Husqvarna Motorsports Rally, a estrutura dianteira com o farol de LED integrado e os faróis de neblina apresenta um perfil esguio e é fundamental para a capacidade aerodinâmica da Norden 901, dando a ela estabilidade em velocidade. A iluminação diurna contínua circunda o farol deixando você e a sua Norden 901 claramente visíveis em qualquer condição.

*Imagem meramente ilustrativa

PARA-BRISA

O visor mais alto é opcional e oferece maior proteção contra o vento e intempéries e reduz a turbulência ao redor das áreas da cabeça e do pescoço, especialmente para os pilotos de maior estatura. Ele facilita a vida dos músculos do pescoço e dos ombros nas viagens por longas distâncias, pois traz muito mais conforto para essas longas jornadas.

03. Equipamento confiável

*Imagem meramente ilustrativa

*Imagem meramente ilustrativa

SUSPENSÃO

Os amortecedores de direção ajudam a manter a estabilidade durante a condução em estradas com superfícies difíceis ou na presença de obstáculos repentinos, permitindo ainda fácil controle do guidão na pilotagem offroad. Além disso, o quadro prevê a colocação de um amortecedor de direção offroad ajustável e de alto desempenho.

*Imagem meramente ilustrativa

MOTOR

Cada giro da manete de aceleração eletrônica gera a quantidade exata de força necessária para você alcançar novos horizontes. Os dois eixos de equilíbrio na classe de 889 cc, o comando de válvulas superior duplo, o motor arrefecido a líquido de dois cilindros paralelos aumentam o conforto e reduzem a vibração deixando sua viajem mais prazerosa. O motor tem muita força, com potência máxima de 77 kW (105 cv) a 8.000 rpm e 100 Nm de torque a 6.500 rpm. Isto combinado ao requinte e à capacidade de controle faz com que o motor consiga entregar tudo o que você exigir dele, onde quer que você queira ir. Os longos intervalos de manutenção de 15.000 km e o baixo consumo de combustível fazem do motor da Norden 901 ainda mais adequado para as tarefas que você definir para ele.

*Imagem meramente ilustrativa

FREIOS

Para superar-se na estrada e em superfícies não pavimentadas, a Norden 901 precisa de freios que ofereçam força e controle. Você pode confiar no sistema controlado por ABS da Bosch que oferece parada rápida e precisa, independentemente da superfície ou das condições que você encontrar. O sistema de freios J.Juan da Husqvarna traz a tecnologia derivada do MotoGP para a Norden 901. As pinças dianteiras radiais com quatro pistões atuam sobre os dois discos de freio flutuantes de Ø 320 mm para proporcionar sensação e reação excepcionais na alavanca. O freio traseiro traz um disco de Ø 260 mm e duas pinças flutuantes de dois pistões. Os pistões na pinça traseira contam com placas de isolamento para manter a estabilidade térmica, de forma que o freio não fique tensionado quando nos longos trechos de declive. Os pilotos avançados podem desativar o sistema ABS da BOSCH na roda traseira.

*Imagem meramente ilustrativa

AMORTECEDOR DE DIREÇÃO

Os amortecedores de direção ajudam a manter a estabilidade durante a condução em estradas com superfícies difíceis ou na presença de obstáculos repentinos, permitindo ainda fácil controle do guidão na pilotagem offroad. Além disso, o quadro prevê a colocação de um amortecedor de direção offroad ajustável e de alto desempenho.

*Imagem meramente ilustrativa

EMBREAGEM

Você vai perceber logo os benefícios da PASC (do inglês power assist slipper clutch, ou embreagem deslizante assistida), que maximiza a aderência da roda traseira sob aceleração total e impede que sofra instabilidade e saltos na desaceleração rápida ou na frenagem forte

*Imagem meramente ilustrativa

CAIXA DE CÂMBIO

A Norden 901 traz uma caixa de marcha sequencial de 6 velocidades, com uma razão que se adequa a qualquer condição, do ritmo de passeio à grande velocidade das autoestradas. A rapidez e precisão na troca de marchas é garantida graças ao curto curso do câmbio, à leve ação da mola e, quando necessário, à assistência do quickshifter Easy Shift padrão. Os dentes da 4ª, 5ª e 6ª marchas receberam jateamento com microesferas de vidro para proporcionar confiabilidade excepcional.

04. Componentes de última geração

*Imagem meramente ilustrativa

*Imagem meramente ilustrativa

MODOS DE PILOTAGEM

Com três modos de pilotagem selecionáveis (street, rain, offroad) e o modo opcional Explorer, você pode escolher imediatamente a melhor combinação de assistência ao motociclista com a mesma velocidade de mudança do terreno e do clima. A resposta de aceleração, a alavanca de controle de tração e a potência máxima variam nos diferentes modos. O modo “Street” oferece uma resposta de aceleração direta com configurações de controle de tração para adequação às superfícies pavimentadas. Suave o suficiente para os pilotos menos experientes ou para viagens com passageiro, mas dinâmico o suficiente para velocidade nas sinuosas estradas e vales entre as montanhas. O modo “Rain” oferece uma resposta de aceleração muito suave, menor aceleração máxima e intervenção antecipada do controle de tração. O modo “offroad” oferece uma resposta de aceleração suave e permite maior deslizamento da roda antes da ativação. O modo não é suscetível ao ângulo de inclinação, o controle de tração não intervém quando se usa o acostamento para fazer as curvas, além disso, a função de antiempinada não fica ativada e você pode erguer a roda dianteira para passar pelos obstáculos. O modo “Explorador” opcional coloca em suas mãos o controle direto sobre todas as funções.

*Imagem meramente ilustrativa

MUDANÇA FÁCIL

Você pode se concentrar totalmente em dominar o terreno nos ambientes difíceis com a ajuda do Easy Shift, que permite aumentar ou reduzir a marcha da caixa de câmbio de seis velocidades sem nenhuma dificuldade. O sensor detecta o acionamento do câmbio de marchas e instrui a unidade de controle (ECU) a corresponder os parâmetros do motor para permitir a mudança descomplicada das marchas a qualquer RPM ou carga do motor. O sistema Easy Shift oferece menor tempo de câmbio e uma viagem mais suave, porque não há necessidade de desacelerar e acionar a embreagem para mudar a marcha. Além de melhorar a tração da roda traseira, o Easy Shift permite que você mantenha o controle segurando o guidão com firmeza.

*Imagem meramente ilustrativa

ABS OFFROAD

Você sabe que frear em estradas não pavimentadas exige uma técnica diferente da empregada na frenagem em estradas pavimentadas e o modo “Offroad”, disponível no sistema ABS da BOSCH, reconhece que as viagens de aventura tratam de explorar o desconhecido e pilotar por longas distâncias, e que é necessário que a motocicleta atenda às suas necessidades em qualquer situação. No modo “Offroad”, o ABS da roda traseira fica desativado, sua condição ativa na roda dianteira fica reduzida e os dados no sensor do ângulo de inclinação não integram mais os cálculos do sistema. Agora você pode bloquear a roda traseira para auxiliar na direção nas curvas. Como o ABS da roda dianteira está configurado para atuar de forma menos intrusiva neste modo, o freio dianteiro pode ser usado com força total nas superfícies derrapantes. Concebido para aumentar a funcionalidade e a confiança sob qualquer circunstância, o modo “Offroad” amplia e refina a capacidade do ABS da BOSCH para atender a qualquer aventura.

*Imagem meramente ilustrativa

CONTROLE DE VELOCIDADE DE CRUZEIRO

Com três modos de pilotagem selecionáveis (street, rain, offroad) e o modo opcional Explorer, você pode escolher imediatamente a melhor combinação de assistência ao motociclista com a mesma velocidade de mudança do terreno e do clima. A resposta de aceleração, a alavanca de controle de tração e a potência máxima variam nos diferentes modos. O modo “Street” oferece uma resposta de aceleração direta com configurações de controle de tração para adequação às superfícies pavimentadas. Suave o suficiente para os pilotos menos experientes ou para viagens com passageiro, mas dinâmico o suficiente para velocidade nas sinuosas estradas e vales entre as montanhas. O modo “Rain” oferece uma resposta de aceleração muito suave, menor aceleração máxima e intervenção antecipada do controle de tração. O modo “offroad” oferece uma resposta de aceleração suave e permite maior deslizamento da roda antes da ativação. O modo não é suscetível ao ângulo de inclinação, o controle de tração não intervém quando se usa o acostamento para fazer as curvas, além disso, a função de antiempinada não fica ativada e você pode erguer a roda dianteira para passar pelos obstáculos. O modo “Explorador” opcional coloca em suas mãos o controle direto sobre todas as funções.

*Imagem meramente ilustrativa

MTC (Controle de tração padrão da motocicleta)

A assistência ao motociclista ajuda em vez de restringir, garantindo que você sempre tenha o controle total. O MTC (do inglês Motorcycle Traction Control, ou controle de tração da motocicleta) é suscetível ao ângulo e permite a intervenção perfeita. Quando o sistema detecta que a roda traseira está girando na velocidade errada para a situação de direção, a entrada do acelerador é reduzida até que seja alcançado o nível correto de derrapagem da roda traseira para o modo de pilotagem selecionado e o atual ângulo de inclinação. No modo “Explorer” você controla o nível de intervenção do MTC com 9 níveis de ajuste de derrapagem. Quando é detectado um levantamento da roda dianteira, o sistema reduz a aceleração em pequenos incrementos para atingir uma aceleração mais constante. Com o aumento da sua experiência e da sua aspiração você pode, se desejar, desativar o controle de tração para permitir a derrapagem da roda traseira e empinar a roda dianteira quando quiser.

*Imagem meramente ilustrativa

ACELERADOR ELETRÔNICO

O controle de aceleração eletrônico significa a entrega perfeita de potência e garante a resposta imediata do motor quando necessário. Independentemente do clima ou da temperatura, ele atua em conjunto com os sensores na motocicleta para informar ao sistema de gerenciamento do motor exatamente o que é necessário. Significa também que não há cabo do acelerador para manutenção e ajuste.

05. Tecnologia e conforto premium

*Imagem meramente ilustrativa

*Imagem meramente ilustrativa

CONECTIVIDADE

Mantenha o contato com a sua casa e o seu trabalho e ouça suas músicas com o aplicativo opcional Ride Husqvarna Motorcycles para Android e iOS, novidade na Norden 901. O aplicativo Ride Husqvarna Motorcycles oferece comunicação e músicas por Bluetooth durante a viagem, tudo controlável por meio de um botão de modo montado no guidão e suas músicas, listas de reprodução e IDs de chamadas de entrada são exibidas no visor TFT. O aplicativo garante também que você jamais se perderá novamente, a não ser que você queira. Permite também o planejamento de rotas e oferece navegação detalhada. A orientação visual é transmitida via Bluetooth pelo aplicativo para o painel TFT para guiar você até o seu destino pré-planejado. Para evitar ultrapassar o plano de dados do seu telefone, baixe os mapas para usar offline ajudando a criar e salvar as rotas pré-planejadas. É possível adicionar até 128 paradas no planejamento da rota para criar aventuras realmente exclusivas.

*Imagem meramente ilustrativa

ACESSÓROS

Os pilotos da Norden 901 podem se vestir para qualquer aventura com a Coleção de Vestuário Funcional da Husqvarna Motorcycles. O MX-9 ADV MIPS® Helmet é um capacete de aventura de alta qualidade, com ventilação eficaz e lente antiembaçante. Criado para a Husqvarna Motorcycles pela Bell, o MX-9 ADV conta com o Multi-Directional Impact Protection System (MIPS®). A Scalar WP Jacket e as Scalar WP Pants são produzidas para a Husqvarna Motorcycles pela REV’IT! e são feitas para atender a qualquer aventura com Cordura® resistente a abrasão e a ruptura; membranas Hydratex® 3L removíveis, respiráveis, à prova d’água e resistentes ao vento; e revestimento térmico removível. Ambos contam com protetores CE SEEFLEX™. Combine-os com as Scalar Gloves, construídas com tecido de poliamida premium 500D, com malha elástica nas costas das mãos e couro nas palmas e dedos, e com proteção antideslizante em TPR e as pontas dos dedos compatíveis com telas de toque. Testados e comprovados nos ambientes mais exigentes, nossos equipamentos Scalar atendem às expectativas de todos os pilotos aventureiros. Estão disponíveis também as premium Crossfire 3 SRS Boots, produzidas exclusivamente para a Husqvarna Motorcycles pela SIDI, que contam com o sistema flex patenteado, caneleiras substituíveis, calcanheira robusta, com absorção de impacto e modelagem anatômica, e um sistema de micro fivelas ajustável e substituível.

*Imagem meramente ilustrativa

ACESSÓRIOS TÉCNICOS

 A Norden 901 pode ser ainda mais adaptada e refinada para atender às suas necessidades na pilotagem e às suas aspirações na busca por aventuras. Para maior funcionalidade, estilo, desempenho e conforto, explore a ampla linha de acessórios técnicos da Husqvarna Motorcycles e dê o seu toque pessoal à Norden 901. Aqui você encontra sistemas de bagagem, assentos aquecidos e manoplas para guidão, um silenciador de titânio Akrapovič ‘Slip-on Line’, um kit de rebaixamento da suspensão e muitas outras soluções de oferta para ajudar você e levar a sua Norden 901 a novos horizontes. Conheça também o aplicativo Ride Husqvarna Motorcycles, novidade da Norden 901, que utiliza a unidade de conectividade opcional para vincular seu smartphone à sua motocicleta via Bluetooth para receber chamadas, ouvir música ou encontrar seu caminho com a navegação detalhada.

*Imagem meramente ilustrativa

Detalhes Técnicos

MOTOR

  • TRANSMISSÃO: 6 velocidades
  • ARREFECIMENTOR: esfriado a líquido com trocador de calor água/óleo
  • POTÊNCIA EM KW: 77 kW
  • MOTOR DE PARTIDA: Motor de partida elétrico
  • ELEVAÇÃO: 68.8 mm
  • ORIFÍCIO: 90.7 mm
  • EMBREAGEM: Embreagem antideslizante PASC™, operada mecanicamente
  • EMISSÃO DE CO2: 105 g/km
  • CILINDRADA: 889 cm³
  • EMS: EMS da Bosch com RBW
  • TIPO: Motor TFSI de 2 litros a 4 tempos
  • CONSUMO DE COMBUSTÍVEL: 4.5 l/100 km
  • LUBRIFICAÇÃO: Lubrificação forçada com 2 bombas de óleo

CHASSI

  • PESO (SEM COMBUSTÍVEL): 204 kg
  • CAPACIDADE DO TANQUE (APROX.): 19 l
  • ABS: Bosch 9.1 MP (incluindo ABS para curvas e modo “Offroad”, desligável)
  • DIÂMETRO DO DISCO DE FREIO DIANTEIRO: 320 mm
  • DIÂMETRO DO DISCO DE FREIO TRASEIRO: 260 mm
  • FREIO DIANTEIRO: 2 pinças de 4 pistões montadas radialmente
  • FREIO TRASEIRO: Pinça flutuante de 2 pistões
  • CORRENTE: Anel X 520
  • TIPO DE ESTRUTURA: Quadro de cromo, molibdênio e aço com revestimento em pó usando o motor como elemento de destaque
  • SUSPENSÃO DIANTEIRA: WP APEX 43
  • DISTÂNCIA DO SOLO: 252 mm
  • SUSPENSÃO TRASEIRA: WP APEX – Monoshock
  • ALTURA DO ASSENTO: 854 mm
  • ÂNGULO DA CAIXA DE DIREÇÃO: 64.2 °
  • CURSO DE SUSPENSÃO DIANTEIRA: 220 mm
  • CURSO DE SUSPENSÃO TRASEIRA: 215 mm