FC 250 | 2023

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FC 250

Aclamada como a máquina de motocross de 250 cc a 4 tempos de maior desempenho do mercado, a FC 250 de última geração recebe várias atualizações técnicas para 2023 para manter seu lugar à frente do pelotão. Alojado dentro de um quadro totalmente novo, um motor compacto, mais leve e redesenhado apresenta uma caixa de câmbio Pankl revisada, garantindo mudanças de marcha mais suaves com um novo quickshifter, auxiliando ainda mais nas mudanças de marcha, mesmo sob carga pesada. Um novo cilindro e pistão CP aumentam a taxa de compressão para 14,5:1 para melhor torque e desempenho máximo na pista. Completando as mudanças para 2023, gráficos impressionantes em branco, amarelo e cinza são aplicados usando tecnologia in-mould para um acabamento excepcional e duradouro.

01. Mais rápido e sábio

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Motor

Projetado para garantir desempenho e características de manuseio líderes da classe, todos os principais componentes do motor e arranjos de eixo são cuidadosamente posicionados mais próximos do centro de gravidade para reduzir os efeitos da inércia rotacional. Inclinado dois graus para trás para centralizar ainda mais a massa, o motor de 250 cc a 4 tempos também é 60 g mais leve para 2023, pesando pouco mais de 57,3 lb. O motor FC 250 permanece notavelmente poderoso com maior potência e torque impressionante para se adequar cavaleiros de todas as habilidades.

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Cabeçote do Cilindro DOHC

Com seguidores de dedos tratados com um revestimento Diamond-like Carbon (DLC), a cabeça do cilindro DOHC foi projetada para desempenho de alto nível e refinada ainda mais para 2023 com várias revisões para melhorar o desempenho e a durabilidade. As válvulas de admissão de titânio permanecem em 32,5 mm enquanto as válvulas de escape aumentam de tamanho para 27,5 mm – um resultado direto da nova relação furo/curso, que por sua vez otimiza o fluxo de gás. Essas revisões permitem que o FC 250 gire livremente e produza potência forte e eficiente em toda a faixa de rotação até seu limite de 14.000 rpm.

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Cilindro e Pistão

Um novo furo de 81 mm abriga um pistão do tipo caixa em ponte forjado fabricado pela CP, que pesa apenas 150 g. O alumínio de alta resistência é usado para fabricar o cilindro e o pistão, com ambos os componentes projetados profissionalmente para excelente desempenho e confiabilidade. O curso foi adaptado para 48,5 mm para corresponder ao cilindro redimensionado, aumentando a taxa de compressão para 14,5:1 e adicionando mais torque e desempenho máximo ao FC 250.

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Carteres

Os cárteres FC 250 são projetados para otimizar a centralização de massa, alojando todos os componentes internos na posição ideal para atingir o centro de gravidade perfeito. Fabricado usando um processo de produção de fundição sob pressão de alta pressão, o resultado é uma espessura de parede fina e excepcionalmente forte com o menor peso possível.

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Embreagem DS

O FC 250 apresenta uma embreagem Diafragma de Aço (DS) revisada. Projetada a partir de uma única peça de aço usinado em CNC, a cesta de embreagem redesenhada acomoda a nova caixa de câmbio e permite o uso de revestimentos de aço fino, que contribuem para o design compacto do motor. Idêntico ao utilizado no FC 450 mais forte, adapta-se perfeitamente à nova relação de transmissão.

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Caixa de Câmbio

Produzida pela Pankl Racing Systems, a caixa de 5 velocidades foi projetada para ser extremamente leve e durável, apresentando relações de transmissão específicas de motocross otimizadas e comprovadas (24:72). Um redesenho do eixo de mudança reduz as forças operacionais necessárias para mudanças de marcha. Integrado no tambor de mudança, um novo sensor Quickshift pode ser ativado pressionando o botão marcado com QS no interruptor de seleção de mapa para ajudar ainda mais na mudança de marchas contínua.

02. Ande mais fácil

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Quadro Leve

A estrutura de aço cromo molibdênio comprovada é refinada para 2023. Uma nova montagem antichoque, que não está mais conectada ao tubo principal, melhora significativamente o comportamento anti-agachamento do chassi. Com espessura de parede otimizada em áreas de alta tensão, melhorando a confiabilidade, o quadro continua a oferecer geometrias avançadas e características flexíveis destinadas a fornecer feedback inigualável ao ciclista, absorção de energia e excepcional estabilidade em linha reta. A estrutura é finalizada com um revestimento em pó azul metálico premium com protetores de estrutura padrão redesenhados, oferecendo proteção, durabilidade e aderência superiores em qualquer condição. Além disso, a inclusão de suportes forjados nos trilhos inferiores da estrutura permite a fácil instalação da placa de proteção, que está disponível como acessório técnico.

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Subquadro de Alumínio Reforçado com Poliamida

Feito de 60% de poliamida e 40% de alumínio, o novo subquadro de duas peças para 2023 garante resistência e durabilidade excepcionais com um peso total de apenas 1,4 kg. A parte superior do chassi auxiliar é feita de poliamida moldada por injeção para permitir características específicas de flexibilidade e garantir uma construção leve.

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Pinças triplas usinadas com CNC

Combinando com o novo design do quadro e a configuração da suspensão, os grampos triplos usinados em CNC fornecem geometria calculada com precisão para maior estabilidade. A flexibilidade personalizada do guidão pode ser alcançada pela nova braçadeira do guidão, que oferece duas opções de montagem – amortecido por borracha para menos vibração ou fixo para feedback frontal aprimorado. O grampo triplo superior é mais rígido para garantir uma ação mais suave do garfo e desempenha um papel vital no alinhamento perfeito da roda dianteira para um manuseio superior.

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Suspensão Dianteira WP XACT

Os garfos de ar split de 48 mm agora oferecem maior resistência ao fundo graças a um novo hydrostop, que aplica uma força de amortecimento progressiva nos últimos 40 mm de curso para um conforto ainda maior. Os garfos WP são projetados com uma mola de ar capsulada e ajustável e câmara de óleo pressurizada para ação suave e amortecimento consistente. Os desvios de óleo e ar reduzem os picos de pressão e, em combinação com um sistema de amortecimento de válvula intermediária, os garfos fornecem feedback preciso ao piloto. As configurações são facilmente ajustadas através da válvula de pré-carga de pressão de ar única, bem como através de ajustadores de clique de fácil acesso para compressão e recuperação. Para maior durabilidade, os novos anéis de proteção do garfo evitam a entrada de sujeira. Além disso, a bomba de ar necessária para ajustar a pressão de ar do garfo é fornecida como padrão.

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Amortecedor WP XACT

O novo amortecedor traseiro WP XACT é 100 g mais leve e 15 mm mais curto que seu antecessor, mas o curso permanece inalterado. Dentro do amortecedor há um pistão principal otimizado para Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) para maior conforto inicial, que proporciona uma forte retenção em todas as condições. Orifícios de tamanhos diferentes nos calços permitem que eles abram mais facilmente, o que reduz o estresse geral do fluxo de óleo. Completo com vedações SKF de baixo atrito e um sistema de articulação revisado, amortecimento consistente, conforto e tração são garantidos com recuperação e compressão de alta e baixa velocidade agora ajustável manualmente.

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Braço Oscilante

O novo braço oscilante oco de alumínio fundido é fabricado a partir de uma única peça de alumínio usando um processo de produção fundido aprimorado para rigidez ideal e redução de peso de 190 g em relação às versões anteriores. Para otimizar e combinar as características flexíveis do novo quadro, um novo eixo traseiro de 22 mm é instalado. Além disso, a proteção da corrente e o controle deslizante da corrente foram completamente redesenhados para maior durabilidade e são menos propensos a enganchar em objetos externos.

03. Ergonomia sem esforço

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Carroceria Funcional

O design e a ergonomia limpos e inspirados na Suécia são adaptados para permitir que os ciclistas tenham o melhor desempenho por longos períodos de tempo. Adaptados após inúmeras horas de testes, os pontos de contato e as superfícies do triângulo do piloto foram reposicionados para 2023 para melhorar o conforto da motocicleta. Um novo assento mais plano oferece movimento irrestrito com uma cobertura de alta aderência, garantindo que os pilotos permaneçam firmes no lugar sob forte aceleração.

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Caixa de Ar

Projetada com dutos de entrada posicionados com precisão visando reduzir o arrasto e a deformação do fluxo de ar, a caixa de ar garante um fluxo de ar irrestrito com proteção máxima do filtro. O filtro TWIN AIR é facilmente acessado sem ferramentas, simplesmente removendo o painel lateral esquerdo para facilitar a manutenção. Oferecendo ainda mais personalização de desempenho, o FC 250 é entregue com uma tampa de caixa de ar adicional que pode ser trocada sem o uso de ferramentas para uma resposta mais nítida do acelerador de acordo com a preferência do piloto ou as condições da pista.

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Embreagem Hidráulica

O sistema de embreagem hidráulica Brembo de alto desempenho garante desgaste uniforme, operação quase livre de manutenção e modulação perfeita em todas as condições. Isso significa que a folga é constantemente compensada para que o ponto de pressão e a função da embreagem permaneçam idênticos em condições frias ou quentes, bem como ao longo do tempo. Incontáveis ​​horas de testes focados em corrida provaram a confiabilidade excepcional dos sistemas hidráulicos Brembo de alta qualidade, fabricados na Itália.

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Freios Hidráulicos

O mais alto nível de qualidade é garantido com pinças Brembo líderes da classe feitas de peças únicas de alumínio para resistência com o menor peso possível. Juntamente com uma dianteira redesenhada de 260 mm e um disco traseiro de 220 mm que oferecem melhor remoção de sujeira, poder de frenagem superior e confiança de frenagem são garantidos em todas as condições.

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Guidão ProTaper

Desenvolvida entre a Husqvarna Motorcycles e o fabricante líder de guidões, a ProTaper, a curva exclusiva oferece conforto superior, resistência líder de classe e resistência à fadiga com o menor peso possível.

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Manoplas ODI

As garras de travamento ODI apresentam um mecanismo de aceleração integrado inovador e uma instalação sem cola. O conjunto do acelerador oferece fácil ajuste de folga com a opção de encaixar cames alternativos para uma ação per

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Pedaleiras

Os novos apoios para os pés projetados por CFD oferecem uma área de contato 26,8% maior para garantir melhor controle da máquina, sendo menos suscetível a enganchar em sulcos profundos, decolagens ao esfregar ou barreiras na via. Isso foi alcançado por um novo design de montagem mais estreito no layout do quadro, que também ajuda a reduzir o peso total.

04. Domine sua arte

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Rodas e Pneus

Montadas com cubos usinados em CNC, raios fortes e aros de liga leve anodizada preta da D.I.D, as rodas do FC 250 são equipadas com pneus DUNLOP GEOMAX MX33 Motocross que apresentam um design comprovado de bloco dentro de bloco para curvas mais progressivas e aderência superior. Para maior agilidade e estabilidade na pista através de sulcos, o FC 250 é equipado com um pneu traseiro 110/90-19, enquanto um pneu dianteiro 80/100-21 garante ótima aderência em uma variedade de superfícies de pilotagem.

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Sistema de Exaustão

Projetado em alumínio leve, o sistema de exaustão do FC 250 possui uma câmara de ressonância projetada para fluxo que é integrada ao tubo coletor. O silenciador tem um design curto e compacto, oferecendo uma potência impressionante, mantendo os decibéis o mais baixo possível.

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Sistema de Refrigeração

Fabricados em alumínio de alta resistência, os radiadores são projetados usando Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) para canalizar o ar da maneira mais eficaz. Um grande tubo central canaliza o refrigerante através da estrutura para reduzir a pressão neste ponto do sistema para um fluxo mais consistente, enquanto um novo termostato interno aumenta ainda mais a confiabilidade.

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Tanque de combustível

Um novo tanque de combustível de 1,9 galão integra-se perfeitamente à carroceria revisada. Devido ao novo design e posição da bomba de combustível, o tanque é esvaziado ainda mais para aumentar os tempos de operação. Para maior segurança, a linha de combustível externa é direcionada especificamente para torná-la menos exposta e suscetível a danos.

05. Tecnologicamente avançado

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Interruptor de seleção de mapa

Um interruptor de seleção de mapa reprojetado e intuitivo, montado no guidão, permite que os pilotos ativem o controle de lançamento e tração, ativem a nova funcionalidade Quickshift e alternem entre dois mapas de motor. O interruptor de seleção de mapa fácil de operar permite que os pilotos alterem e configurem rapidamente as características do motor corrida a corrida, dependendo das condições da pista e da preferência do piloto.

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Mudança rápida

A nova função Quickshift pode ser ativada ou desativada através do seletor de mapa. A função funciona apenas ao aumentar a marcha, interrompendo a ignição por uma fração de segundo. Isso permite aumentar a marcha enquanto o acelerador está totalmente aberto sem o uso da embreagem. Um sensor no tambor de mudança registra a força da alavanca de câmbio, envia o sinal para a ECU e o ponto de ignição é interrompido. Para evitar trocas involuntárias e falsos neutros, a função só está ativa a partir da segunda marcha.

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Controle de tração

O controle de tração no FC 250 é acionado por um botão marcado ‘TC’ no interruptor de seleção de mapa e funciona analisando a entrada do acelerador do piloto e a taxa na qual a rotação do motor aumenta. Se o RPM aumentar muito rapidamente, o Sistema de Gerenciamento do Motor (EMS) registra uma perda de aderência e reduz a quantidade de potência para a roda traseira para garantir a máxima tração. Esta é uma vantagem distinta em condições molhadas ou lamacentas.

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Controle de lançamento

Com o motor em marcha lenta, o controle de lançamento é acionado pressionando os botões de controle de tração e Quickshift simultaneamente. Ambos os símbolos começarão a piscar para indicar que o controle de lançamento está ativo. Esta função limita a quantidade de potência para a roda traseira, melhorando a tração e evitando a perda de controle sob forte aceleração. Uma vez que uma mudança de marcha é feita, o controle de lançamento será desativado automaticamente. Além disso, a função Quickshift é desativada enquanto o modo de controle de lançamento está ativado.

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Mapeamento

Para entrega de potência personalizada, o FC 250 possui dois mapas de motor integrados como padrão. O Map 1 oferece potência linear e previsível, enquanto o Map 2 é mais agressivo para uma resposta mais nítida do acelerador e uma saída de potência mais explosiva.

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EMS

O novo Engine Management System (EMS) foi projetado para ser menor e mais leve, além de ser mais rápido no processamento de dados. Ele incorpora um novo sensor de capotamento (ROS) que corta a ignição e desliga o motor por segurança em caso de acidente grave, adicionando outro nível de segurança à nova geração de motocross da Husqvarna Motorcycles.

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Horímetro

Um novo horímetro vem com um indicador de nível de combustível integrado, que é visível no LED de status FI, indicando ao piloto quando o nível de combustível está ficando baixo.

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Interruptor de partida/parada

O novo interruptor combinado de partida/parada está localizado no lado direito do guidão para facilitar o uso com o polegar. Além de simplificar a partida e a parada do motor, a remoção de um botão exclusivo de parada do guidão reduz o risco de possíveis danos ou ativação em caso de queda.

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Partida elétrica

A conveniência de um motor de partida leve e uma configuração compacta da bateria significam que dar partida no motor ou se recuperar de uma parada sem esforço é tão simples quanto apertar um botão.

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Detalhes técnicos

MOTOR

  • TRANSMISSÃO: 5 velocidades
  • MOTOR DE PARTIDA: Partida elétrica
  • ELEVAÇÃO: 48,5 mm
  • ORIFÍCIO: 81 mm
  • EMBREAGEM: Embreagem DS multidisco úmida, hidráulica Brembo
  • CILINDRADA: 249,9 cm³
  • EMS: EMS Keihin
  • TIPO: 1 cilindro, 4 tempos

CHASSI

  • PESO (SEM COMBUSTÍVEL): 101,2kg
  • CAPACIDADE DO TANQUE (APROX.): 7,2 litros
  • DIÂMETRO DO DISCO DE FREIO DIANTEIRO: 260 mm
  • DIÂMETRO DO DISCO DE FREIO TRASEIRO: 220 mm
  • FREIO DIANTEIRO: Freios de disco
  • FREIO TRASEIRO: Freios de disco
  • CORRENTE: Anel X 5/8 x 1/4″
  • TIPO DE ESTRUTURA: Central tipo suporte duplo, em aço 25CrMo4
  • SUSPENSÃO DIANTEIRA: WP XACT-USD, Ø 48 mm
  • SUSPENSÃO TRASEIRA: Monoamortecedor WP XACT com articulação
  • DISTÂNCIA AO SOLO: 336 mm
  • ALTURA DO ASSENTO: 939 mm
  • ÂNGULO DA CAIXA DE DIREÇÃO: 63,9 °
  • CURSO DE SUSPENSÃO DIANTEIRA: 305 mm
  • CURSO DE SUSPENSÃO TRASEIRA: 293 mm
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